Arctica apoia TecBan na implantação de soluções de automanutenção do Banco24Horas

Gladis Henne
Gladis Henne

Assessora de Imprensa da Arctica

Iniciativa automatiza a identificação e resolução de incidentes, tornando os caixas eletrônicos mais autônomos e eficientes

A TecBan firmou parceria com a Arctica, consultoria especializada em Big Data & Analytics, Application Performance Manager e IT Ops, para implantar novos recursos de monitoração e resolução automática de incidentes no Banco24Horas, que está presente na vida de 152 milhões de brasileiros com soluções que promovem autonomia financeira.é um software modular, fabricado no Brasil, para controle centralizado e gerenciamento de endpoints, englobando: FLUXO DE DADOS, ATUALIZAÇÃO, ORQUESTRAÇÃO e CONTROLE.

Os caixas do Banco24Horas, que estão conectados a mais de 150 instituições e movimentam 5% do PIB brasileiro, são essenciais para a economia. Para manter e ampliar a alta disponibilidade da operação, a solução contratada resultou na criação de um painel com todo o levantamento de histórico de incidentes, causa raiz, arquitetura, análise e validações. No mesmo espaço, há a correlação entre eventos e causas, permitindo que a análise que antes era feita em horas, possa ser concluída em minutos. Com toda esta inteligência de dados, criou um mecanismo de autorremediação que corrige de forma automática, instantânea e remota incidentes identificados, sem a necessidade de intervenção humana, ao mesmo passo que novos eventos são mapeados e retroalimentam este sistema.

De acordo com Sidney Santos, superintendente de infraestrutura de TI e Telecom da TecBan, o Banco24Horas requer uma infraestrutura de tecnologia complexa, segura e descomplicada. “Nossos ambientes possuem tecnologias para não falhar e manter o pleno funcionamento do negócio, com a máxima eficiência, por isso investimos em parcerias como esta que tornam o ambiente autônomo e permite que os especialistas foquem os esforços na resolução de casos mais complexos”, comenta.

Nos últimos dois anos, houve uma redução de pelo menos 40% dos eventos tratados pelos analistas. Em 2022, a previsão é uma redução de  mais 10% dos chamados e a expectativa é de que apenas 10% dos eventos atuais sejam tratados de forma manual.

Além da tecnologia, automatização tinha o desafio de sensibilizar e transformar a cultura departamental. Para isso, foi necessário fazer com que todas as áreas responsáveis pela análise e tratamento dos eventos se apropriassem do projeto. “Quando se fala em mudança de cultura, precisamos gerar confiança nos especialistas que estão sugerindo essa mudança. A Arctica disponibilizou seus melhores profissionais para fazer a transformação”, afirmou Wagner Augusto Pires de Oliveira, CEO da empresa.

Matéria original emhttps://tiinside.com.br/08/04/2022/arctica-apoia-tecban-na-implantacao-de-solucoes-de-automanutencao-do-banco24horas/